Filho a gente não escolhe, acolhe

fadinha-no-dedo

Mário Romano Maggioni

Não digam “o importante é que venha com saúde”.

Há crianças que vêm sem saúde. Outras vêm com deficiência. Elas são o que há de mais importante na Terra. São tão importantes quanto aquelas que vêm cheias de saúde e sem deficiência. Tudo serve para a poesia. Tudo serve para a crônica. Todos os seres pequenos têm grande importância.

Não escolham demais os filhos! Deixem que eles aconteçam! Acolham o que vier! Eu garanto que no frigir das palavras tudo virará poema dentro do peito. Tudo germinará como flor no útero do dia a dia.

Há poucos dias, escrevi os encantamentos que a Maria Luiza deixou em sua breve passagem por aqui. Eu choro só de pensar na formosura que ela era. Breve, mas intensa. Breve, mas tão querida. Breve, mas tão eterna. Isso é importante.

O importante é acolher os filhos. Venham do jeito que vier.

Penso no Guilherme, filho dos meus primos Flávio e Maria Celeste. Ele nasceu cheio de deficiências. Pensaram que viveria alguns minutos. Alguns minutos se transformaram em milhões de minutos. Já anda pela casa dos 25 anos. Ele não caminha e não fala, mas os movimentos e os sons que ele produz são um poema que faz florescer orquídeas no tronco das árvores. Não há poema mais lindo. Filho a gente não escolhe, acolhe!

Eu ainda sonho com o dia em que não haverá perfil para quem quiser adotar. A pessoa se habilitará; e a criança ou o adolescente que estiver apto para adoção terá, nesta pessoa, o melhor pai e a melhor mãe que o mundo possa produzir.

Não há melhores pais que os nossos. O Loreno e a Maria são os meus melhores pais do mundo. Eu amo eles assim como eles são. Eles me amam assim como eu sou, com todas as minhas múltiplas deficiências, embora eu tenha uma veia poética que minha mãe adora. Meu pai nunca se deu ao trabalho de ler uma crônica minha. Ingrato! Mesmo assim eu o amo.

Em suma, pretendentes à adoção, não escolham muito os filhos! Adotem o que vier pela frente! Deixem o amor lhes surpreender! Isso é poesia.

Mário Romano Maggioni

https://www.facebook.com/marioromano.maggioni?fref=ts

Deixe um comentário

