Pérolas de Sri Prem Baba

 

prem-baba

“A carência afetiva talvez seja o maior mal da humanidade. Ela é o núcleo, a raiz do sofrimento. Por causa da carência, aprendemos a desenvolver estratégias que são verdadeiras armas de sedução. Se, no seu ambiente familiar ou em outros ambientes em que se desenvolveu, você viu que conseguia dominar o outro usando a máscara da vítima, provavelmente você se tornou um especialista nesse papel. Então você se tornou a melhor das vítimas e sabe exatamente como seduzir através do vitimismo. A vítima está sempre sofrendo, dramatizando. Ela faz de tudo para parecer frágil e incapaz porque é dessa forma que ela aprendeu a chamar a atenção.”

Sri Prem Baba

………………………………………………….

“O relacionamento é um instrumento que possibilita a percepção do seu encantamento, do seu sonho. E o que possibilita acordar desse sonho é o autoconhecimento. Ao se perceber patinando na carência, triste ou irritado por não ter suas necessidades ou expectativas atendidas pelo outro, esse é o alerta de que você está adormecido, sonhando. Você perdeu a presença; foi tomado por impulsos inconscientes e está projetando as suas misérias no outro. É o seu passado que está reagindo com o outro – você saiu de cena. O outro está interagindo com personagens do seu passado que se manifestam na forma de ciúme, insegurança, medo, entre outros tantos desdobramentos.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………….

“A verdade simplesmente é. Ela não se discute, pois é permanente e não se modifica com as intervenções e criações da mente. Quando a verdade se revela, você se percebe como satchitananda: existência, consciência e bem-aventurança absolutos. Portanto, verdade é um sinônimo para aquilo que é a realidade última do ser humano.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………..

“Para libertar-se do medo é preciso jogar fora o lixo guardado nos porões do inconsciente. Medo é sinônimo de lixo no sistema. Sua mente e suas emoções estão poluídas por crenças e condicionamentos baseados em imagens distorcidas do passado. Portanto, liberte-se do passado e você não terá mais medo.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………

“O projeto divino para o planeta Terra tem dois pontos centrais. Um deles diz respeito à consciência do propósito da alma, o que envolve colocar seus dons e talentos a serviço do propósito maior. Outro ponto é a ressignificação dos relacionamentos, o que implica na ressignificação da família e consequentemente de todo o funcionamento da sociedade. Essas são as principais vias para a transformação interna. Tendo essas vias abertas, a expansão para esferas superiores de consciência é uma consequência natural.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………

“Espiritualidade é um compromisso com a verdade. Comprometer-se com a verdade significa comprometer-se com o fim da ilusão ou com a desidentificação de todas as histórias e personagens que você criou e agora acredita ser a sua identidade. Esse compromisso é o que possibilita a verdadeira liberdade, que é ser quem você é.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………..

“O propósito maior do ser humano é desvendar o amor. Para isso, inevitavelmente precisamos passar pela difícil prova dos relacionamentos, o que implica aprender a lidar com as emoções, com os sentimentos suprimidos e os condicionamentos mentais, até que possamos nos libertar das nossas mazelas. Quanto menos amor recebemos na infância, mais difícil será a prova para nós, porque maior será a nossa carência e, consequentemente, maior será o medo da solidão e a necessidade de controlar o outro.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………….

“Nosso trabalho é ativar nossa memória para acessar aquilo que já sabemos, mas esquecemos. O esquecimento faz parte do jogo neste plano: você esquece e lembra; lembra e esquece. Você perde e acha; abre e fecha. Isso é natural e inevitável até que você consiga eliminar toda contradição do seu sistema; até que possa se afinar com a sinfonia cósmica e sustentar o coração aberto. Somente assim você ganha um bilhete de ida (sem retorno) para o céu!”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………

“Nosso trabalho é abrir caminhos para uma nova maneira de viver a vida; uma maneira que inclui amor, respeito, gentileza e honestidade. Propomos uma verdadeira revolução da consciência humana; uma mudança de cultura global que, em essência, representa o trânsito do medo para a confiança, do ódio para o amor, do egoísmo para o altruísmo e do estado de separação para o estado de unidade.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………………

“‘Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo’. Isso significa que o trabalho começa aqui, dentro de nós. Mas como promover mudança interna sem autoconhecimento? Como transformar o mundo se ainda não compreendemos a mecânica da mente e do ego? Em primeiro lugar, precisamos compreender que estamos onde nos colocamos – o externo é reflexo do interno. Tudo que acontece em nossas vidas (quer seja dentro das nossas casas ou no planeta) é uma manifestação ou uma materialização daquilo que pensamos e sentimos.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………………

“A tomada de consciência de aspectos do eu inferior, por mais desagradável que seja, é o primeiro passo para a manifestação do eu real. A partir desse momento, não se preocupe em saber o que fazer, pois o caminho é exatamente oposto: você precisa aprender a deixar de fazer. O que você tem feito até então é uma reação ao passado; é você se vingando, tentando fazer justiça com as próprias mãos; querendo provar ao mundo que a vida não foi generosa com você. Tenha calma. Respire e procure criar uma distância entre você e esse eu vingativo que escolheu destruir a si mesmo para chamar atenção. Apenas observe.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………..

“É natural que o masculino busque pelo feminino e que o feminino busque pelo masculino. Eros é o aspecto da consciência humana que busca a fusão; é a força que nos move em direção à experiência da unidade através do encontro das polaridades. Essa realização ocorre quando os princípios masculino e feminino se unem dentro de nós. Mas, muitas vezes, antes de poder realizar essa alquimia interior, você precisa parar de olhar para o outro e olhar para dentro.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………

“Você está compulsivamente procurando alguém lá fora para preencher o vazio que está dentro. E, muitas vezes, quando está com alguém, você não consegue relaxar e aprofundar nos mistérios da relação, no amor e na união; justamente porque você está viciado em olhar para fora.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………

“O propósito é o amor em movimento. E o amor se expressa de maneiras diferentes através de cada um. Um eucalipto só pode se expressar como um eucalipto, assim como um arbusto só pode se expressar como um arbusto, e um não é melhor que o outro. Os problemas surgem quando não temos consciência de quem somos e por isso tentamos ser e agir como o outro. É como um arbusto tentando ser um eucalipto e vice-versa. Dessa forma, traímos nossa própria essência e não podemos manifestar o amor.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………..

“O propósito é como uma fragrância do seu Ser. Se você não tem consciência de quem é, não é possível manifestar o seu propósito. E você descobre quem é na medida em que se afina com seu silêncio interior. Quando pode aquietar as vozes dos falsos eus que insistem que você vá para diferentes lugares, com o objetivo de agradar aos outros, você se torna capaz de ouvir a voz do seu coração, que é seu eu real.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………….

“Ao chegar neste plano, nos encantamos com a matéria. Esse encantamento é como um sonho cuja principal característica é o esquecimento da nossa verdadeira essência; o esquecimento de quem somos e da realidade espiritual. Esse estado de encantamento ou de adormecimento da consciência faz com a entidade humana se sinta separada e isolada do todo. Esse isolamento é a raiz da miséria humana, pois é a partir da ideia de separação que surge o medo; e o medo acorda o ódio e toda a cadeia de reações do eu inferior. Portanto, a jornada humana pode ser definida como um trânsito desse estado de sonho ou sono para o estado de despertar; do estado de esquecimento para a lembrança da realidade; ou ainda, do falso para o real.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………..

“A mente é como uma árvore de realização dos desejos. Quanto mais forte um pensamento, mais rápido ele se materializa. Os pensamentos (especialmente os negativos), na maioria das vezes, são fruto de crenças plantadas na mente subconsciente. Tais crenças são baseadas em imagens congeladas, relativas a choques e traumas do passado. Se forem suficientemente fortes, as crenças se tornam realidade. É dessa forma, completamente inconsciente, que o ser humano tem criado o próprio destino.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………..

“O subconsciente é lugar onde plantamos as sementes daquilo que veremos como realidade. Plantamos crenças que dão origem a pensamentos. A maioria das nossas crenças são plantadas no subconsciente já na primeira infância. Com o passar do tempo, vamos esquecendo dos eventos que deram origem a elas e, sem perceber, começamos a materializá-las na vida adulta. O problema é que a maioria das crenças são baseadas em sentimentos negativos que foram negados e relegados ao esquecimento, o que faz com que, aparentemente sem querer, criemos para nós mesmos uma realidade cheia de sofrimento.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………

“Para tornar-se inteiramente consciente do propósito da sua alma, se faz necessário erradicar dela toda violência. Se já começou a tomar consciência do seu propósito, significa que você já pôde dissolver algumas camadas de violência que foram criadas pelo mau uso do livre arbítrio e do poder da mente. O propósito está intimamente relacionado com o serviço. Servir significa se tornar um instrumento, um canal do amor. E não é possível ser um canal puro do amor enquanto houver violência no seu sistema.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………

“Quero convidá-lo a fazer uma oração, lembrando-se daquelas pessoas que você sabe que estão necessitadas de conforto, de saúde, de clareza. Convido-lhe a orar especialmente para aqueles que você considera ser seus inimigos. Focalize com mais atenção aquelas pessoas que acordam em você sentimentos de raiva e vingança. Feche os olhos e visualize-se dentro de um círculo de luz e convide essas pessoas para entrar nele com você. Ao visualizar o rosto da pessoa, você já a estará convidando. Quando não for possível visualizar o rosto, procure entrar em contato com a energia dela. Então procure ser o mais sincero possível ao dizer: ‘Que você seja feliz. Que a existência possa suprir todas as suas necessidades. Que você esteja em paz. Que o amor em todas as suas dimensões acorde em você.’ Esse é um movimento concreto e real para se tornar um canal do amor e para libertar o seu coração.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………

“É claro que, ao fantasiar ser rejeitado, você acaba sendo rejeitado. Porque aquilo que você pensa, você cria. Aquilo que você sente, você atrai. Se você pensa e sente constantemente uma coisa, você está plasmando aquilo na matéria. O medo acumulado, guardado no seu sistema, faz você pensar compulsivamente que será rejeitado, então você acaba criando essa realidade. E quando é rejeitado, você confirma a sua teoria e isso vai fortalecendo esse círculo vicioso.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………..

“Existe uma anatomia que é oculta para os olhos físicos; uma anatomia sutil que também se conectada com a matéria. A medicina infelizmente ainda não avançou muito nesse conhecimento, mas caminha vagarosamente para a seguinte descoberta: ao manipularmos o corpo sutil, influenciamos o físico. E o corpo sutil pode ser manipulado através de vibrações, através da música, de agulhas, de pedras e cristais, de aromas e de elementais da natureza. Isso é o que alguns chamam de magia elemental mas, na verdade, é uma ciência oculta a ser descoberta pela ciência.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………………..

“Onde existe medo existe ódio; onde existe ódio existe medo. Esse é um círculo vicioso que se perpetua na medida em que, indiscriminadamente, colocamos novos seres humanos no mundo. A espécie humana tem sido movida por impulsos inconscientes que têm sua raiz em condicionamentos religiosos e sociais que têm feito a ignorância procriar ignorância. E enquanto estivermos inconscientes a respeito do propósito maior de trazer um ser para este planeta, não teremos como interromper esse círculo vicioso.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………………

“O amor é a respiração da vida. Se você não está amando, você não está respirando – você está morrendo asfixiado. E o que está te asfixiando são camadas de ódio e de medo que encobrem a verdade de quem você é.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………………

“O amor é o antídoto para todos os males. Somente ele pode curar as feridas ancestrais que carregamos. Perdão, amizade, confiança, liberdade, gratidão, honestidade e respeito são algumas das diversas dimensões do amor, que funcionam como milagrosos remédios espirituais. Elas são ingredientes que compõem o elixir do amor.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………………….

“A separação é um sonho, um aspecto da ilusão. Não caia nessa armadilha e, consequentemente, na armadilha do julgamento e da comparação. Isso são criações da mente. Ao tornar-se silencioso e meditativo, você percebe a interdependência que existe entre todas as coisas da vida e tudo se torna sagrado. Tendo a mente pura, você vê somente pureza em tudo.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………………..

“O medo da solidão, assim como qualquer outro medo, é um fantasma. Você tem medo de um algo que, apesar de ser baseado numa experiência que realmente viveu, no momento presente, não existe. No fundo, você teme reviver a dor do abandono que sofreu um dia. Essa dor registrada no seu sistema está causando o medo. Então, para libertar-se do medo será preciso libertar-se da dor. Nesse caso, talvez você precise novamente entrar em contato com o abandono do passado; acessar esse núcleo de dor, colocando-se presente dentro dele. Quando puder fazer isso, você verá que o medo é apenas o reflexo de um resíduo de memória.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………….

“Quando tem a coragem de enfrentar o medo e entrar em contato com a dor que está por trás dele, você compreende que tudo não passa de um sonho, um fantasma criado pela sua mente. Você percebe que é apenas uma memória registrada no seu sistema e, na medida em que se coloca presente nesse núcleo de dor, observando como ela atua, é possível fazer uma reprogramação, pois a presença faz com que a sua consciência se expanda, o que gera uma profunda transformação, até mesmo na sua estrutura celular.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………

“Não é possível controlar o processo de expansão da consciência – ele é um florescimento. Você pode plantar uma semente, mas não pode determinar quando ela irá germinar, brotar, dar flores e frutos. Faça a sua parte e não se preocupe com a colheita. Trate de manter a semente nutrida (através das práticas espirituais e do cultivo do silêncio), e concentre-se no momento presente. Tudo o que você precisa brota da presença. Aqui e agora está a possibilidade de um milagre.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………..

“Quando a mente se aquieta, não importa qual seja a situação, você consegue ver o jogo divino agindo por trás das mais destrutivas distorções. Você vê que a sombra e a luz são dois aspectos, dois lados da mesma moeda, e percebe a relação de causa e efeito entre as circunstâncias da vida.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………………

“O autoconhecimento precisa ser oferecido em grande escala, pois é a única saída disponível para a raça humana nesse momento em que estamos à beira de um colapso.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………………

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s