Como a vergonha te impede de te aprofundar em uma relação

na ponta do deck.jpg

5 Jun, 2017

A intimidade ameaça você a entrar em contato com partes suas das quais você se envergonha.
O que há por trás da vergonha? Eu também quero saber. O que está por trás da sua vergonha? Só você pode saber…

A vergonha é um aspecto do orgulho que fica protegendo a entrada dos compartimentos mais profundos de uma pessoa. Se você já pode enxergar a vergonha que sente, então está perto de ver a dor que ela está escondendo. Basta querer enxergar. Para isso, você simplesmente para um pouco, se recolhe, fica sozinho e focaliza essa vergonha: “Do que é que eu tenho tanta vergonha?”; “O que em mim ou na minha história que é tão feio, tão errado, tão imperfeito?”

A história é parte de você. Estamos falando do corpo, do ego, do seu nome, da sua história, aquele que você acredita ser você. Com certeza você tem vergonha de partes da sua jornada com as quais ainda não chegou a um acordo, não aceitou. Eu poderia dar inúmeros exemplos:

Me recordo de uma pessoa que tinha muita vergonha porque até aquele momento não havia aceitado alguns choques de humilhação que vivera na infância.


“Para isso, você simplesmente para um pouco, se recolhe, fica sozinho e focaliza essa vergonha: “Do que é que eu tenho tanta vergonha?””


Ela morava numa casa muito pobre e tinha uns amiguinhos que a satirizavam por isso. Pra piorar, sua mãe era alcoólatra e dava vexame em toda a vizinhança. Embora hoje essa pessoa seja uma adulta e tenha uma relação razoável com a sua mãe, a memória da humilhação continua viva dentro dela.

Outro caso que me vem a mente é de um outro alguém que tem um irmão que é marginal, mau caráter e ladrão, o que o deixa profundamente envergonhado. Ainda, uma terceira pessoa que tem vergonha porque quando era pequeno abusou sexualmente de uma priminha menor e ainda hoje carrega o peso desse ato.

Quando falo em sentir vergonha, estou me referindo a partes da trajetória que você ainda não pode aceitar e quando olha para elas, sente um desconforto imenso. Isso acontece porque ainda existe um vale de sentimentos para ser atravessado dentro de você; sentimentos que teve que suprimir na época para poder sobreviver.

Nos exemplos que dei, as pessoas precisaram engolir suas lágrimas, fazendo com que a vergonha ficasse congelada ali. E ainda, para evitar que alguém descobrisse esse passado, elas se calaram e não falaram de seus sentimentos para ninguém. Com o tempo, essa negação fez com que as histórias fossem guardadas no inconsciente e que a pessoa esquecesse que carregava tanta vergonha com ela.

Porém, algo suprimido assim sempre trará notícias e nesse caso costuma apontar sintomas nos relacionamentos, já que no mais profundo, a pessoa teme a intimidade. Ela nem se recorda o porquê disso, mas nota que não consegue relaxar e ficar confortável diante do outro e da relação.


“O fato é que só se está pronto quando, ao olhar para trás, se sentir limpo, com o coração tranquilo. Só assim o passado não te assombrará mais.”


Isso é fácil de compreender: se você carrega um medo enorme que o outro descubra isso que você não quer ver – porque medo e vergonha estão sempre juntos, é claro que vai ter muitos problemas de relacionamento, porque não tem coragem de se abrir para o outro. Você não relaxa, fica tenso diante do outro.

A intimidade é uma tremenda ameaça e você não sabe porque, mas eu estou te explicando porque. A intimidade ameaça você a entrar em contato com essas partes das quais você foge fazendo com que fique preso na máscara, na superfície.

Assim, se você perseguir a vergonha que sente, vai chegar numa marca realmente vital para o seu processo, em algo realmente importante para a sua cura e transformação. E chegando lá, você vai saber como se tratar.

Cada um é de um jeito: tem gente que vai precisar construir uma casa bonita para poder se livrar da vergonha de ter tido uma casa feia. Outras não vão conseguir resinificar a vergonha dentro delas e seguirão a jornada. O fato é que só se está pronto quando, ao olhar para trás, se sentir limpo, com o coração tranquilo. Só assim o passado não te assombrará mais.

O importante é ficar sempre atento para esse termômetro: se ainda tiver vergonha, é porque ainda existe um passado te assombrando. E para curar isso, eu repito, não existe uma fórmula, mas o único remédio é olhar com verdade para dentro de si.

Sri Prem Baba

https://www.sriprembaba.org/blog/vergonha-te-impede-aprofundar-relacao/

Deixe um comentário

