Pérolas de Sri Prem Baba 21 de Junho de 2017

prem-baba

“O desamor pode se manifestar na forma de um ódio bem objetivo, mas também pode se expressar em graus mais sutis. Independentemente do grau que ele se manifesta (irritação, descaso, indiferença, falta de presença ou desejo de ver o outro sofrer), essa vibração emana de você e causa um impacto. O ódio pode ser transmitido até mesmo através do leite materno que, se contaminado por ele, se transforma num veneno. E a dor gerada pelo desamor faz com que a entidade desenvolva a violência como forma de proteção.”

Sri Prem Baba

………………………………………………….

“A criança nasce livre e, consequentemente, amando. Mas logo cedo ela aprende a manipular, a sentir ciúme, a ser possessiva, a odiar, a se vingar; ela constrói uma armadura para se proteger; uma armadura feita de máscaras. Então, chega um momento que ela se esquece completamente de quem ela é e passa a acreditar ser essa armadura. Sem poder ser quem é, ela deixa de ser livre e, consequentemente, deixa de amar.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………….

“Se você realmente ama uma pessoa é natural que queira compartilhar sua sabedoria com ela, pois o amor quer ver o bem do outro; o amor quer ver o outro brilhar. Mas o amor também respeita o livre arbítrio. Você pode até compartilhar a sua sabedoria e dar uma opinião se o outro lhe deu esse direito, mas não lhe cabe evitar que o outro amadureça através dos seus próprios erros e acertos.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………….

Ahimsa é uma palavra sânscrita que se tornou bastante popular no ocidente, mas mesmo no oriente, onde ela nasceu, poucos de fato conhecem o seu significado mais profundo. O que é ahimsa? As pessoas mecanicamente respondem: ‘não-violência’. Assim ela tornou-se vazia. Não-violência é uma possível tradução, mas o conceito por trás dessa palavra vai muito além disso. Ahimsa significa não ferir absolutamente nada, de nenhuma maneira. Não ferir a si mesmo e, consequentemente, não ferir ao outro, tanto no plano físico, como no emocional e no mental. Em última instância, ahimsa é ter coerência entre pensamento, palavra e ação.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………..

Ahimsa é uma virtude da alma. Desenvolvê-la é absolutamente fundamental para a realização espiritual. Somente quando desperta ahimsa em si mesmo, você pode verdadeiramente contribuir para a erradicação da violência na sociedade. O primeiro passo é compreender que o externo é um reflexo do interno. A violência que se manifesta no mundo a sua volta é um produto da violência que está dentro de você.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………

“Aqueles que estão conseguindo realizar suas práticas espirituais diárias, estão podendo atravessar momentos de turbulência sem tanto sofrimento. É normal haver buracos na estrada e no decorrer da jornada, muitas vezes, precisamos parar para fazer um ajuste ou outro. Assim atua a lei do karma. Nesses momentos, o que importa é manter-se presente para não perder o comando do seu veículo. Procure aceitar a situação como se apresenta e apenas faça o que precisa ser feito. Mantenha o foco e não se distraia da sua meta, o propósito da sua alma.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………..

“Estando presente enquanto se relaciona, você deixa de querer que o outro faça do seu jeito e atenda às suas expectativas. A presença é Deus em você; é um outro nome para o Eu maior que te habita. O Eu maior em você respeita tudo e todos. Ele sabe que tudo tem seu tempo: há tempo de plantar e há tempo de colher. Ele sabe que não é possível apressar o rio. Não se pode forçar um florescimento. O que você pode fazer é dar o seu amor e o seu cuidado e, mesmo assim, às vezes uma sementinha não floresce. E você não pode fazer nada, só aceitar. Você não controla, só assiste.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………

“O karma é uma lei neste plano. Ela determina que, para evoluirmos em direção à liberação da consciência, precisamos apagar os rastros, as marcas que deixamos no decorrer da nossa caminhada. Além dos nossos rastros, existem os rastros dos ancestrais que estão buscando reparação através de nós. Eles aguardam que possamos nos tornar maduros suficiente para amar e perdoar, por nós mesmos e por eles. Isso também é um serviço que podemos prestar, um karma yoga.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………..

“Aquilo que você teme, você atrai. Isso é uma lei da mente. E por que é assim? Porque a sua mente está presa naquilo. A sua energia está sendo usada para criar a realidade através dos pensamentos. E você começa a desfazer esse mecanismo quando pode assistir o medo e não dar alimento para ele. Você observa e simplesmente o deixa passar.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………..

“O vício é um grande poder, pois ele opera na esfera do inconsciente. É justamente por não ter consciência das forças que te arrastam para ele, que ele te domina.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………….

“Quando pode aprofundar-se no autoconhecimento, inevitavelmente você passa por momentos de crise porque, ao identificar aspectos da sua personalidade que não gosta e não aceita, você começa a querer mudar. E a mudança só pode começar com a remoção dos mecanismos de defesa que te mantém protegido, isolado, separado do outro e de si mesmo. Você se afastou tanto da sua essência que já não sabe quem é. Agora se faz necessário remover a armadura, mas esse processo pode ser bastante desagradável.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………….

“O relacionamento é uma grande (se não a maior) ferramenta de autoconhecimento. Qualquer tipo de relacionamento tem o poder de expandir a consciência amorosa. Ao mesmo tempo, o relacionamento é um grande perigo porque, quanto maior o vínculo afetivo, maior a possibilidade da codependência. Quanto mais dependente do outro, mais você deseja fazer dele um escravo; mais você quer dominar e controlar dentro da relação porque acredita que se ele estiver amarrado no pé da sua cama você estará salvo.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………….

“Se você descobre que a sua alma deseja viver nos Himalaias e você está vivendo em Nova Iorque, talvez você tenha severos desafios pela frente, afinal essa seria uma mudança radical de estilo de vida. Porém, é preciso compreender que, ao tomar consciência do seu propósito de vida, o que interessa é a mudança interna de foco. Muitas vezes, não é necessário mudar de pais ou de estilo de vida – é apenas uma questão de agir a partir da sua verdade, a verdade do Ser, e não a partir da máscara.”

Sri Prem Baba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s