Pérolas de Sri Prem Baba

“Renunciar à vingança é renunciar à violência e ao vício no sofrimento. Esse talvez seja um dos maiores vícios da entidade humana em evolução neste planeta: o vício no sofrimento, que faz você tratar o mal com o mal maior ainda. O sofrimento se alimenta de sofrimento. A vingança é a origem desse ciclo vicioso que faz com que o planeta Terra continue sendo um lugar tão difícil de se viver.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………..

“A renuncia da vingança é um ato de nobreza. É talvez o mais corajoso e importante momento da jornada. A vingança te mantém identificado com a personalidade ferida, identificada com o sofrimento. Se puder aprofundar-se nesse tema, você verá que, por trás de toda repetição negativa está um pacto de vingança. Então, quando se dispõe a ir além desse jogo do sofrimento, você abre espaço para a verdade se manifestar. E a verdade te liberta.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………………

“Essa jornada é desafiadora: você encontra, você perde; você abre, você fecha; você sobe, você desce. É como uma criança que está aprendendo a andar. Às vezes ela cai e precisa levantar de novo, até que, em algum momento, ela consegue se sustentar em suas pernas. Mesmo assim ela balança, até o momento em que consegue se equilibrar. E equilibrar-se significa deixar de aceitar os convites do sofrimento; não aceitar os convites da personalidade ferida que ainda quer se vingar. Quando isso acontece, você está pronto para sustentar o coração aberto, o que é sinônimo de sustentar o êxtase.”

Sri Prem Baba

……………………………………………………..

“Não é possível fugir eternamente da sua verdadeira identidade. Você não pode fugir de si mesmo para sempre, até porque essa fuga tem consequências, e a principal delas é o sofrimento. Não ser você mesmo é uma forma cruel de violência, não somente com os outros, mas consigo mesmo. Mas, em algum momento acordamos e tomamos consciência desse sofrimento; de que estamos sendo canais da violência. E quando isso acontece, iniciamos um movimento consciente em direção à verdade.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………..

“A verdade que é você esparge o perfume do amor. Por isso eu digo que estamos nos movendo em direção ao amor. Nós, enquanto humanidade, nos movemos nessa direção, pois esse é o nosso destino. Assim como o rio inevitavelmente encontra o oceano, o nosso encontro com a verdade é inevitável. Em algum momento realizaremos a verdade de quem somos e então nos tornaremos o amor.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………..

“A vida é uma desafiadora jornada rumo ao divino. E essa jornada envolve desapego… desapego… desapego… A vida dá e a vida leva. Esse é o jogo da vida. Aceitar esse jogo é apenas para os grandes; e verdadeiramente grande são as pessoas pequenas – os humildes. A vida está sempre oferecendo desafios para que o ego se torne bem pequenininho e possa aceitar e finalmente experienciar a grandeza da vida.”

Sri Prem Baba

………………………………………………………………………….

“A morte é uma mentira que a matéria quer provar. São muitas as fantasias a respeito dela, mas o que precisamos saber é que ela é uma iniciação espiritual, um portal a ser atravessado. E nos preparamos para essa iniciação na medida em que nos libertamos dos falsos eus que nos habitam. Porque, na verdade, quem morre é a ideia de eu – o espírito é imortal.”

Sri Prem Baba

…………………………………………………………………….

“À medida em que o falso eu vai morrendo, vamos nos preparando para a grande iniciação que é deixar o corpo conscientemente. Morrer antes de morrer é um símbolo de transformação do eu inferior. É quando a mentira se transforma em verdade, o orgulho se transforma em humildade, o medo se transforma em confiança, a luxúria de transforma em devoção, a gula se transforma em temperança, e assim por diante. Quando o eu inferior é transmutado, você se torna mais preparado para a grande passagem.”

Sri Prem Baba

Deixe um comentário